domingo, 8 de setembro de 2019

CAES - DOE Global Energy Storage Database Office of Electricity

Aprofundando os estudos das tecnologias de armazenamento de energia, com a proposta de utilizar a base de dados do DOE (Departament of Energy) para buscar projetos atuais e o cenário mundial da tecnologia que objeto de estudo. Dando continuidade com segmento de armazenamento de energia por ar comprimido (CAES), a pesquisa traz como retorno alguns projetos com destaque no mercado.


Angas A-CAES Project

Localizado no Sul da Austrália, é o primeiro avançado de armazenamento de energia por ar comprimido do país. Assim como os outros projetos que serão relatados nesse texto, é utilizado a tecnologia produzida pela Hydrostor. Na escolha do reservatório geológico, é explorado uma mina de Zinco para utilizar uma caverna apropriada para aplicação. O sistema se apresenta em construção, com um investimendo de 9 milhões de doláres, de diferents fundos de interesse, com tempo de funcionalidade estimado de 30 anos de duração.

Com capacidade nominal de 5000 kW, sendo despachada para o mercado, essa central de armazenamento  provém inércia síncrona, deslocamento de carga, regulação de frequência, suporte nos serviços e confiabilidade da rede. Apresenta também grande potencial na integração de renováveis no sistema elétrico. 

Toronto A-CAES Technical Demonstration Facility

Este projeto está em operação desde 2015, com capacidade nominal de 660 kW, localizada em Toronto, essa foi a primeira central de CAES conectadas na rede que utiliza método adiabático em seu processo, o que pode ser chamado de "livre de combustível fósseis. Mostrando-se bastante útil no armazenamento de energia a longo prazo, esse projeto atende os seguintes serviços na rede: arbitragem, alimentação reserva no caso de faltas e referência nesse tipo de tecnologia.

A instalação demonstrou a capacidade da A-CAES de desempenhar um papel significativo no mercado de armazenamento de energia de longa duração globalmente.


Goderich A-CAES Commercial Demonstration Facility

Localizado em Goderich, Ontario, também utiliza tecnologia da Hydrostor, livre de emissões provenientes de combustíveis fosseis (adiabática). O projeto é contratado pela Sistema Elétrico Independente de Ontario (IESO) para atender capacidade de pico, serviços auxiliares e participação completa no mercado de energia. Com capacidade nominal de 1750 KW, é uma aplicação comercial em escala de utilidade da tecnologia e o maior sistema CAES sem combustível (adiabático) do mundo, em conformidade com todos os requisitos / normas de interconexão, tempo de atividade, desempenho e despacho, conforme estabelecido pela IESO. O projeto comprova a capacidade da tecnologia A-CAES da Hydrostor de participar de um mercado avançado de eletricidade e de fornecer uma variedade de serviços de rede. Com ele, a Hydrostor opera os dois primeiros sistemas A-CAES sem combustível (adiabáticos) do mundo.




Segue o vídeo do funcionamento fornecido pela companhia desenvolvedora dos projetos listados neste texto: https://youtu.be/kvyuzSto0vU

Por meio da base de dados do DOE, foi possível encontra alguns projetos com dados importantes para os estudos contínuos dessa turma, permitindo encontrar aplicações que não foram encontradas antes na pesquisa tradicional.

                                                          Referências

DOE Global Energy Storage Database Office of Electricity : https://www.energystorageexchange.org/

Angas A-CAES (Advanced Compressed Air Energy Storage) Project – Hydrostor: https://www.energystorageexchange.org/projects/62781

Goderich A-CAES (Advanced Compressed Air Energy Storage) Commercial Demonstration Facility – Hydrostor: https://www.energystorageexchange.org/projects/62777

Toronto A-CAES (Advanced Compressed Air Energy Storage) Technical Demonstration Facility – Hydrostor: https://www.energystorageexchange.org/projects/62766

Hydrostor Advanced Compressed Air Energy Storage: https://www.hydrostor.ca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário